Principais mitos sobre a lipoaspiração
A lipoaspiração é o nome do procedimento cirúrgico realizado para extrair a gordura abaixo da pele em determinadas partes do corpo com o auxílio de uma cânula. Os pacientes dessa cirurgia buscam melhorar os contornos do corpo, tornando ainda melhores os resultados alcançados por meio de exercícios físicos e dieta balanceada, ou eliminando os excessos de gordura que aparecem após uma engorda repentina, ou depois da gestação, no caso das mulheres. Apesar de hoje em dia a lipoaspiração ser mais divulgada pelos veículos de comunicação, esse procedimento ainda não é completamente compreendido pela população, que costuma associá-la a um método para emagrecer. Entenda melhor!
Emagrecimento
De acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina, as clínicas têm permissão para retirar 7% do peso corporal durante a lipoaspiração. Por isso, essa cirurgia apresenta melhores resultados quando está associada à pratica de exercícios físicos e à mudança alimentar. Outro ponto a considerar é que após a realização da lipoaspiração o paciente não está definitivamente livre do efeito sanfona, visto que a cirurgia não altera a velocidade do metabolismo. Portanto, para obter os benefícios da lipoaspiração de maneira satisfatória é necessário cuidar também do estilo de vida, antes e após o procedimento.
Cirurgia no inverno
No pós-operatório da lipoaspiração, é necessário utilizar conforme recomendação médica uma cinta para ajudar no processo de cicatrização. Esse é o motivo principal pelo qual os médicos podem recomendar que a cirurgia seja feita no inverno, pois essa peça tende a gerar leve desconforto em dias quentes. No entanto, a lipoaspiração pode ser feita em qualquer época do ano, pois o clima não interfere na recuperação do paciente.
Lipoescultura
A lipoescultura é um procedimento diferente da lipoaspiração, que em vez de extrair a gordura, a redireciona para aumentar o volume de outras áreas. Dessa forma, não há a diminuição efetivamente do peso, mas o remodelamento do corpo, conforme os desejos do paciente.
Áreas para retirar a gordura
É permitido realizar a lipoaspiração em várias áreas do corpo que tenham gordura localizada, como barriga, pernas e braços. As ressalvas a esse procedimento ficam às áreas próximas aos órgãos e vasos sanguíneos, que podem ser afetados caso haja a incisão. Por causa disso, é importante o paciente ser examinado pelo médico e realizar os testes clínicos, garantindo assim, a própria segurança e a satisfação com os resultados da cirurgia.