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Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

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Vitaminas para o cabelo: quais as melhores para o cabelo?

16/08/2017 | Queda de cabelo, saúde

Vitamina A, C, E e outras substâncias podem ajudar no fortalecimento dos fios, evitando a queda de cabelo

Fazemos de tudo para ter os cabelos sempre lindos, sedosos e saudáveis. Shampoo, condicionador, máscara de hidratação… Produtos e mais produtos são utilizados diariamente para proteger os fios do ressecamento, da elasticidade, da caspa e, sobretudo, da queda de cabelo.

É comum pensar que esses agentes podem e vão nos ajudar no tratamento capilar, mas o que muitos não sabem é que uma alimentação balanceada contribui diretamente para a saúde e a beleza dos fios, e a ingestão de vitaminas e minerais pode ser ainda mais poderosa que esses cosméticos.

Vitamina para crescer cabelo

As vitaminas e minerais são substâncias responsáveis pela produção de componentes essenciais para o corpo, e quando não há síntese delas é comum que o organismo apresente deficiências, como queda de cabelo, ressecamento etc.

Uma alimentação que englobe ferro, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ácido pantotênico e biotina é considerada saudável e ideal para o crescimento regulado de cabelo, evitando a calvície e outros problemas nos fios. A absorção da luz do sol também é essencial para um cabelo nutrido, pois é responsável pela produção de vitamina D.

Vitamina para o cabelo: onde encontrar?

Você pode começar um tratamento de cabelo para evitar a queda introduzindo as vitaminas e minerais nas refeições diárias, ou então consumindo diretamente como suplementação. Vale mencionar que o auxílio de um nutricionista traz melhores e mais seguros resultados para a suplementação, evitando também que haja um consumo exorbitante e, consequentemente, efeitos colaterais.

– Vitamina A: fígado, peixes, ovos e cenoura;

– Vitamina E: cereais integrais, óleos vegetais e sementes;

– Vitamina C: verduras (espinafre, couve, alface etc.), azeite e vegetais (sementes de girassol, amêndoas, avelãs etc.;

– Ácido pantotênico (vitamina B5): ovo, carne vermelha, batata e tomate;

– Biotina: gema de ovo, leite, peixes, nozes e levedura.

Hipervitaminose: cuidado com o excesso no tratamento para queda de cabelo

Como o bom e velho ditado já dizia, tudo em excesso faz mal. Sim, até as vitaminas e nutrientes. Quando consumimos vitamina A, principalmente, devemos ter cuidado para não exagerar nas doses, pois isso pode acarretar o contrário do que procuramos: no caso, a queda e o enfraquecimento dos fios.

O consumo exagerado (e, por consequência, a queda do cabelo) é conhecido como hipervitaminose. Ela também pode acontecer com o consumo de outras vitaminas e nutrientes, porém, é mais comum com a do tipo A.

Esse “probleminha”, no entanto, não é difícil de ser corrigido, pelo contrário, somente é preciso reduzir o consumo da vitamina, pois o organismo se restabelece naturalmente.



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