Segundo estudo, homens começam a tratar a calvície antes dos 35
A queda capilar preocupa principalmente homens jovens, de acordo com uma pesquisa realizada pela clínica britânica Health Express. Conforme apurou o centro cirúrgico, a maioria dos pacientes que procura o implante capilar tem entre 18 e 35 anos.
Nessa fase, os homens vivenciam o começo da carreira e, por isso, estão mais interessados na própria aparência, o que explica a importância dada ao cabelo. O processo cirúrgico por preencher a área calva, também contribui para persuadir os homens calvos a procurar uma solução para a queda capilar.
O aparecimento da calvície
A calvície pode ser desencadeada por vários fatores, como alimentação desequilibrada e reação medicamentosa, mas o mais comum é a genética. A alopecia androgenética ocorre quando o indivíduo apresenta uma alteração nos receptores hormonais no couro cabeludo. Desse modo, quando o hormônio masculino age nestes receptores, o cabelo sofre um processo de atrofia progressiva (miniaturização).
A idade em que a calvície masculina aparece varia entre os pacientes. Por volta dos 20 anos, muitos homens já desenvolvem queda capilar na região frontal da cabeça, que vai se expandindo por todo o couro cabeludo. Dessa maneira, é importante estar atento aos primeiros sinais para garantir o melhor diagnóstico.