Como funciona o transplante de barba? Saiba mais sobre o assunto
A procura por transplante de barba vem crescendo ao longo dos anos. Isso porque os homens estão cada vez mais preocupados com aparência, principalmente quando a área dos pêlos faciais apresenta falhas, deixando o local assimétrico e comprometendo o seu visual.
Contudo, ao investir nesse procedimento, o paciente consegue manter suas características faciais marcantes, com uma barba bonita e volumosa.
Ficou curioso para entender melhor como funciona o transplante capilar? Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre o assunto!
Entenda como funciona o transplante de barba
Essa técnica é parecida com o transplante capilar, no qual podem ser usados pêlos da região da nuca e da área submandibular da própria barba do indivíduo. Dessa forma, é feita a extração das unidades foliculares uma a uma, para que sejam coletadas as raízes dos pêlos. O método não deixa cicatriz linear, fazendo apenas marcas puntiformes, que são praticamente imperceptíveis.
No procedimento o médico aplica uma anestesia local, que pode ser com ou sem sedação. A partir disso, são realizadas pequenas aberturas nas regiões de falhas da barba, por meio de microlâminas especiais. Em seguida, são colocados enxertos nessa área. Assim, é possível ter uma correção perfeita, sem que seja notado a realização do transplante de barba.
Entre os métodos realizados para retirar as unidades foliculares do couro cabeludo, estão:
Follicular Unit Extraction (FUE)
O FUE tende a ser uma técnica menos invasiva, pois usa a Punch, que é uma ferramenta cilíndrica, na qual provoca micropunturas na pele, retirando “fio por fio”. Dessa forma, não é preciso fazer suturas ou cortes, tornando o pós-operatório mais tranquilo.
Outras vantagens são percebidas com essa técnica, como: pós-operatório indolor e possibilidade de usar os fios em outras partes do corpo. Além de ausência de corte linear na área doadora.
Follicular Unit Transplantation (FUT)
Nesse procedimento, é feita a incisão linear na área do couro cabeludo que será doadora. Na sequência, é retirada uma faixa de pele, que possua unidades foliculares. Logo após, a incisão é fechada por sutura. Feito isso, o médico separa as unidades foliculares com a ajuda de um microscópio.
Follicular Unit Extraction (Robotic FUE)
Nesse método, é utilizado um robô, no qual tem o papel de escanear o couro cabeludo e selecionar, de maneira precisa, quais são as melhores mudas de fios para remoção e implantação. Assim, procedimento otimiza o transplante, sem deixar cicatrizes.
Confira quais os resultados do transplante de barba
A melhor notícia para o paciente que realiza o transplante de barba é saber que esse procedimento é definitivo. Isso porque os pelos crescem normalmente e o resultado da cirurgia já é possível de ser percebido a partir do terceiro mês e, em um ano, a pessoa já tem o resultado final.
Saiba quais os cuidados do pós-operatório
A recuperação da cirurgia costuma ser rápida. Geralmente, a pessoa pode voltar às atividades do cotidiano, como trabalhar, após 48 horas. Em relação à exposição solar, o paciente precisa evitar por, pelo menos, um mês. Já para a realização de exercícios físicos só é possível depois de duas semanas.
Nas duas primeiras semanas do implante capilar, o barbeador também não deve ser usado. Caso seja necessário, o indicado é usar uma tesoura. Isso porque não deve haver contato direto do equipamento com a região de implantação dos fios.
No pós-operatório, o indivíduo pode sentir um pouco de desconforto na área transplantada. Mas, isso pode ser rapidamente solucionado com o uso de analgésicos. Além disso, o local costuma ficar com algumas casquinhas, mas elas tendem a cair de maneira natural em torno de 10 dias. E, caso surja algum hematoma no local, não precisa se preocupar. Essas equimoses são comuns e tendem a desaparecer antes de completar 15 dias do procedimento cirúrgico.
Descubra os benefícios do transplante de barba para a autoestima
Um dos grandes benefícios do transplante de barba para a autoestima do paciente, é o fato do método trazer resultados extremamente naturais. Isso porque os fios transplantados respeitam a angulação e linha de implantação natural de cada pessoa.
Além disso, após 30 e 60 dias do procedimento os pelos caem. Contudo, isso é considerado normal, visto que depois desse tempo, eles crescem novamente e de forma definitiva.
Se você está com medo da duração do procedimento, não se preocupe. Com uma sessão de 3 a 4 horas, já é possível esconder as temidas falhas na barba ou aquelas cicatrizes aparentes. Assim, você fica com autoestima renovada.
Veja para quem este transplante é indicado
De forma geral, o transplante de barba é indicado para homens que possuem falhas significativas na região ou para as pessoas que não nasceram com pelos na face. Além disso, esse procedimento também pode trazer benefícios para os indivíduos que precisaram passar por cirurgias ou sofreram acidentes e têm cicatrizes no local da barba.
Entenda para quem o transplante é contraindicado
Os médicos costumam contraindicar a cirurgia em homens que possuem alguma doença de pele na área que será tratada. Além disso, para que o método seja realmente eficaz para o paciente, ele precisa ter uma boa saúde e uma área capilar suficiente para retirar os fios que serão implantados na face.
Portanto, não esqueça de dizer ao seu médico se tem alguma alergia, doença preexistente e se usa algum remédio de forma regular. Assim, você evita ter alguma complicação durante ou após a cirurgia.
O transplante de barba é uma ótima maneira de ajuda os homens com falhas ou ausência de pelos na região da barba ter uma melhora na autoestima e garantir mais qualidade de vida. Contudo, para que todo o procedimento seja eficaz e traga resultados satisfatórios, é preciso contar com a ajuda de um médico especialista no assunto, que tenha vasta experiência na área capilar. Além disso, o profissional precisa saber usar as melhores técnicas disponíveis no mercado para cada paciente.
Quer descobrir onde encontrar uma clínica confiável e de qualidade para realizar o transplante de barba? Então, entre em contato com a clínica do Dr. Fabrício Ribeiro. Estamos disponíveis por meio dos números: (11) 3266-2418 e (11) 3266-2112 e no WhatsApp (11) 9875-222. Não deixe sua consulta para depois!