Esclarecendo dúvidas sobre transplante capilar
Tive a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre transplante capilar no Programa de TV “Falando Nisso”, da Band.
Durante o programa, muitas perguntas interessantes foram feitas e vou transcrevê las aqui , pois pode ser a dúvida de muitos . Caso prefira, você pode assistir toda a entrevista no meu canal do Youtube.
Vamos então para as dúvidas sobre transplante capilar que foram perguntadas durante o programa.
O termo correto é transplante capilar ou implante capilar?
No procedimento é feito a extração dos folículos da área doadora de indivíduo e transplantado para a mesma pessoa. Ou seja, os folículos são transplantados no couro cabeludo do mesmo indivíduo.
O termo implante denota o uso de material sintético, artificial, como por exemplo : implante dentário, implante de silicone. Assim, do ponto de vista técnico , implante capilar é quando se utiliza material sintético, fios de cabelos sintéticos. Sabe -se que que esse técnica com uso de fios sintéticos tem péssimos resultados devido aos altos índices de rejeição.
Portanto, o termo correto da cirurgia é transplante capilar.
Existe alguma contra indicação para a cirurgia de transplante capilar ?
Sim, existe. A principal indicação do transplante capilar é a alopécia androgenética ou calvície. Existem doenças, principalmente doenças auto imunes ou ainda doenças de causas desconhecidas, como as alopecias cicatriciais, que o transplante capilar está contra indicado.
Nesse grupo de doenças , a causa da queda de cabelos é uma destruição completa do folículos. Desse modo, caso seja realizado o transplante capilar existe uma probabilidade alta dos fios de cabelos serem destruídos novamente.
Portanto ,é fundamental que antes de ser submetido ao transplante capilar que o paciente faça um consulta com um médico especialista e assim tenha um diagnóstico correto . Caso o paciente seja submetido a cirurgia e possua alguma contra indicação , provavelmente perderá todo o resultado obtido .
Antigamente a cirurgia deixava um cicatriz linear, hoje o procedimento continua assim ?
Não , o procedimento mudou . Antigamente a técnica realizada era a técnica FUT ( follicular unit transplantation ) . Nesta técnica, retirava – se uma faixa de couro cabeludo e desta faixa os folículos eram separados uma a um , com auxílio de uma microscópio digital. No entanto, o paciente ficava com um cicatriz linear no couro cabeludo.
Atualmente, a técnica de transplante capilar mais utilizada é a FUE ( follicular unit extraction). Nesta técnica, os folículos capilares são extraídos da área doadora como um bisturi chamado “punch”. Trata -se de uma bisturi redondo, com diâmtro de 0,8 a 1 mm. Assim, cada folículos é extraído individualmente e o paciente não ficará com um cicatriz linear . A cicatriz da técnica FUE produz como cicatriz pequenos pontos brancos, no couro cabeludo que é branco. Ou seja, as cicatrizes da técnica FUE bem imperceptíveis.
O cabelo “implantado” ele fica fixo , ou ele tem um balaço?
Os fios de cabelos transplantados apresentam as mesmas características da área doadora. Eles irão crescer normalmente, poderão ser cortados , como estivessem na área doadora.
Os cabelos transplantados podem ser penteados de acordo com a vontade do paciente, pode -se utilizar gel , pomada ou ainda spray fixador. Ainda, o cabelo transplantado pode ser pintado.
Portanto , o cabelo transplantado comporta -se como um cabelo normal.
Após o transplante capilar o paciente pode usar gel ?
Sim, após a cirurgia o paciente pode usar gel fixador para estilizar o penteado.
O resultado da cirurgia não é imediato . Após o transplante capilar, os fios transplantados irão crescer inicialmente por 07 a 10 dias e, em seguida, quase todos os fios transplantados irão cair .
Com três meses os novos fios começam a crescer , com 06 meses o paciente apresenta em torno de 50 % do resultado e o resultado definitivo é observado com 06 meses a um ano .
Na menopausa pode ocorrer queda de cabelo?
Sim, os hormônios femininos trazem um proteção contra a queda de cabelo . Na menopausa, os níveis de hormônios femininos diminuem e assim , as mulheres ficam mais expostas a queda de cabelo.
Os pêlos que são retirados para o transplante capilar , eles podem ser retirados só da cabeça ou podem ser retirados de outras partes do corpo?
No transplante capilar os folículos podem ser retirados de qualquer parte do corpo . No entanto os fios de cabelos irão manter as características da área doadora. Assim, depois do couro cabeludo, a melhor área doadora é a barba e os pêlos do tórax. Os pêlos dos membros podem ser utilizados, porém a qualidade é bem inferior.
Essas foram as dúvidas sobre transplante capilar que apareceram no programa. Caso você tenha ficado ainda com algum dúvida, entre em contato . Será um prazer lhe responder.