As cinco cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil
A cada ano, surge um expressivo aumento no número de cirurgias plásticas realizadas no Brasil. No último ano ultrapassamos os Estados Unidos em número de procedimentos e, atualmente, somos o país que realiza o maior número de cirurgias plásticas no mundo.
Dentre os procedimentos executados, existem cinco cirurgias que são as mais buscadas por homens e mulheres.
5º lugar – Blefaroplastia
Conhecida como cirurgia plástica das pálpebras, a blefaroplastia corresponde a 9% de todos os procedimentos estéticos realizados no Brasil. Quando analisamos apenas cirurgias entre homens, a blefaroplastia é a mais realizada.
A plástica das pálpebras tem o objetivo de retirar o excesso de pele da região dos olhos e diminuir ou reposicionar as bolsas de gordura, tudo isso para promover o rejuvenescimento do terço superior da face. Em geral é realizada em pacientes acima de 40 anos.
4º lugar – Mamoplastia redutora
A redução de mamas corresponde a 12 % das cirurgias plásticas estéticas. O objetivo do procedimento é reduzir o volume e corrigir a posição das mamas. A cirurgia é realizada com anestesia peridural ou geral e tem duração de aproximadamente três horas. O período de internação é 12 a 24 horas.
3º lugar – Abdominoplastia
Também chamada de dermolipectomia abdominal, a cirurgia plástica de abdome corresponde a 15% dos procedimentos realizados em território brasileiro.
O objetivo da cirurgia é corrigir a diástase de reto (afastamento dos músculos retos) decorrente da gestação ou em casos de aumento de peso. Ela também retira o excesso de pele abaixo da cicatriz umbilical. O procedimento pode ser realizado com anestesia peridural ou geral, tem duração média de três horas, e o período de internação é de 24 horas.
2º lugar – Lipoaspiração
O objetivo principal da lipoaspiração é promover a remoção de gordura localizada. Essa cirurgia corresponde a 20 % de todas os procedimentos plásticos realizados no Brasil.
Através de cânulas apropriadas conectadas a um sistema de vácuo, realiza-se a retirada de gordura localizada. A cirurgia pode ser feita com anestesia local, peridural ou anestesia geral, dependendo da extensão do procedimento.
Após a lipo recomenda-se o uso de uma malha compressiva e a realização de sessões de drenagem linfática. O resultado final da lipoaspiração é observado de 4 a 6 meses após a cirurgia.
1º lugar – Prótese de mama
Os implantes de silicone caíram definitivamente no gosto das brasileiras. Cerca de 21% das cirurgias plásticas estéticas realizadas no país são mamoplastias de aumento.
O implante de silicone pode ser feito com anestesia local e sedação, anestesia peridural ou até mesmo geral. A prótese pode ser colocada por meio de uma incisão no sulco mamário, periareolar ou na axila, e há possibilidade de posicioná-la abaixo da glândula mamária ou do músculo peitoral maior.
Hoje no mercado existem vários tamanhos e modelos de implantes, não existindo um deles que possa ser chamado de “coringa”, e sirva para todas as pacientes. A escolha da forma e tamanho da prótese é feita após uma análise individual.
No pós operatório é necessário utilizar um sutiã apropriado, para que se tenha um boa sustentação das mamas.