Cinco dicas para realizar uma lipoaspiração com segurança
A lipoaspiração, como todo procedimento invasivo, pode apresentar complicações. Com objetivo de prevenir problemas com a cirurgia, é importante que todo o paciente siga 5 passos fundamentais.
Dica 1: Procure um médico especialista
A lipoaspiração é um procedimento de referência para um Cirurgião Plástico. Apenas esse profissional teve uma formação detalhada para essa cirurgia. É de fundamental importância que se verifique se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Para um cirurgião fazer parte da sociedade é necessário que ele tenha feito um treinamento em entidades credenciadas e tenha sido aprovado em teste teóricos e práticos sobre a especialidade. A formação na cirurgia plástica é longa. O tempo total é de 11 anos. São 6 anos de graduação em medicina, dois anos de treinamento em cirurgia geral e por fim, 3 anos de treinamento em cirurgia plástica. Para verificar se o profissional é especialista, basta consultar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Dica 2 : Lipoaspiração deve ser feita no Hospital
Por mais equipada que seja uma clínica, ela não possui toda a estrutura que você encontra em um bom hospital. A realização do procedimento no hospital acrescenta segurança na cirurgia e permite um melhor atendimento na eventualidade de uma complicação.
Dica 3 : Faça uma adequada avaliação pré operatória
A avaliação pré operatória de qualquer cirurgia não inclui apenas exames complementares. A avaliação inicia-se com um adequado exame clínico. Toda avaliação pré operatório inicia-se com uma entrevista médica (anamnese). Nesse primeiro contato, o médico conhece toda a história de saúde do paciente, os medicamentos que faz uso, a presença de alergias, as doenças pregressas, ou seja, todas as informações relevantes para a programação da cirurgia. Não se deve omitir nenhuma informação do médico. Após o exame clínico, são solicitados alguns exames pré operatórios, que variam de acordo com a idade dos pacientes e de suas comorbidades.
Dica 4 : Siga as orientações pré operatórias
Após o exame clínico e a realização dos exames pré operatórios, o paciente está pronto para ser submetido à cirurgia. No entanto , antes do procedimento existem uma série de orientações que devem ser seguidas para que a cirurgia ocorra de maneira segura. As orientações pré operatórias incluem: – O tempo de jejum; – O horário de chegada ao hospital; – A necessidade ou não de suspensão de medicações; – A necessidade ou não de tricotomia (depilação); – Informações sobre hábitos como tabagismo e etilismo; – A necessidade de retirada de lentes de contato; – A necessidade de retirar adornos como brincos, aliança, piercing; – Ou seja, um conjunto de informações para a segurança da cirurgia.
Dica 5: Não escolha o cirurgião pelo preço
O preço da lipoaspiração é divido em 3 componentes: os honorários da equipe cirúrgica (cirurgião, auxiliar e instrumentadora), os honorários do anestesista e as despesas hospitalares. Um bom hospital, com estrutura para a realização do procedimento demanda um custo para sua manutenção, equipamentos, funcionários, etc. Ainda a equipe médica possui formação especial e encontra-se em constante formação. Assim, deve-se desconfiar de valores muito baixos. O custo não deve ser o principal parâmetro para a escolha do profissional.