Cirurgia estética nos pés oferece riscos

22/07/2014 | Cirurgia Plástica, Estética

Pés

Em virtude da popularidade dos sapatos de salto alto, muitas mulheres se submetem à cirurgia plástica para aperfeiçoar o formato dos pés com o intuito de encaixá-los melhor nos calçados. Nesse procedimento, conhecido também como Cirurgia Cinderela, é possível modificar o tamanho dos dedos dos pés, retirar o excesso de gordura e remover caroços, de acordo com os desejos da paciente.

Embora essa tendência esteja em ascensão nos Estados Unidos e em outros países, os cirurgiões ortopédicos alertam que nem sempre o procedimento é indicado. A cirurgia, que é altamente invasiva, apresenta um elevado risco, pois é necessário cortar os ossos para juntá-los novamente.

Além disso, quando a posição dos pés após a cirurgia é alterada, muitas vezes o joelho e o tornozelo ficam comprometidos. A dor frequente e o enrijecimento das articulações dificultam a caminhada da paciente e também são apontados como possíveis danos causados pela Cirurgia Cinderela.

Portanto, antes de corrigir imperfeições ou melhorar a aparência por meio da cirurgia plástica, é recomendável realizar exames clínicos e conversar com um médico de confiança para conhecer melhor o procedimento desejado.

Pés de lótus de ouro

Apesar de essa cirurgia plástica ser recente, em outras épocas a preocupação com a aparência dos pés já era evidente. Em séculos passados, os chineses valorizavam apenas as mulheres que possuíam pés pequenos o suficiente para calçar minúsculos sapatos. Por causa disso, muitas chinesas enfaixavam os pés, durante toda a infância, e realizavam procedimentos para evitar o seu crescimento.

O resultado disso eram pés que pouco se assemelhavam aos humanos, com o formato pontiagudo das pétalas da flor lótus de ouro, um símbolo chinês para conseguir bom casamento. No início do século XX, esse doloroso costume se tornou ilegal, e finalmente as chinesas puderam manter os pés naturais como qualquer outra mulher do planeta.