Cuidados com as cirurgias estéticas no verão
Qualquer procedimento cirúrgico exige uma série de cuidados pré e pós-operatórios, e o mesmo vale para todas as das cirurgias estéticas, por menos invasivas que elas sejam..
A alta temporada das cirurgias estéticas acontece no inverno. As baixas temperaturas da estação diminuem as possibilidades de algumas complicações e dão mais tempo para que haja a recuperação total do paciente até o verão, quando todos os resultados positivos alcançados na cirurgia podem ser exibidos sem restrições.
No entanto, nem sempre as pessoas contam com tempo livre durante o inverno, e, além disso, é notório que as temperaturas no Brasil oscilam drasticamente independentemente da estação. Nada mais comum do que encontrar dias de calor no inverno e vice-versa, e, além disso, os bons resultados das cirurgias estéticas vão depender de outros fatores que vão além do clima e das temperaturas.
Quais são os cuidados necessários para cirurgias estéticas durante o verão?
Primeiramente, deve-se buscar por um cirurgião qualificado e que ofereça, além de suas habilidades, toda a infraestrutura clínica para o sucesso do procedimento.
A partir daí, o paciente deve estar ciente que não será possível se expor ao sol por pelo menos 30 dias, sob nenhuma circunstância. Caso contrário, a luz solar irá escurecer as cicatrizes da cirurgia, por menores que elas sejam, e também fará estragos nas equimoses (hematomas) decorrentes do procedimento, provocando manchas semelhantes a tatuagens.
Também é necessário seguir à risca todas as recomendações para a devida recuperação, respeitando o período de repouso e o uso constante da cinta nos casos de lipoescultura e lipoaspiração, mesmo que elas sejam um pouco incômodas no calor. Seu uso inadequado pode provocar fibrose e inchaço excessivo.
Além disso, cada procedimento exige diferentes cuidados que serão designados pelo cirurgião, como fisioterapia e drenagens linfáticas, por exemplo.
Outro cuidado importante para o pós-operatório durante o calor é reforçar a hidratação. No calor o corpo perde mais líquido, e é necessário tomar muita água no decorrer da recuperação para evitar uma possível desidratação e a hipotensão (quedas de pressão).
Tomados os devidos cuidados e seguindo todas as recomendações, as cirurgias estéticas serão bem sucedidas em qualquer estação do ano. Basta tomar uma decisão consciente e respeitar todas as etapas de sua recuperação com calma e responsabilidade.