Dicas básicas para escolher o profissional ideal para sua cirurgia plástica
Os avanços nas técnicas de cirurgias plásticas contribuíram com o aumento da procura por esses procedimentos. Para se ter uma ideia, em 2011, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apenas no País foram 905.124 pessoas que se submeteram a algum tipo de cirurgia, por necessidade clínica ou para melhorar a aparência.
Embora na maioria das vezes as intervenções cirúrgicas apresentem excelentes resultados, o corpo sofrerá alterações significativas. Sendo assim, o paciente precisa ficar atento ao escolher o profissional responsável pelo procedimento, assim como a clínica na qual será realizada a grande mudança. Afinal, trata-se de um procedimento que precisa de cuidados para não comprometer a saúde.
O diálogo com o cirurgião
Primeiramente, é fundamental saber se o cirurgião é especialista na área em que atua. Se o paciente deseja uma cirurgia que retira gordura, por exemplo, hoje em dia ele pode optar por lipo a laser, lipoaspiração ou vibroaspiração, e o cirurgião precisa entender de todas as técnicas disponíveis para indicar a mais adequada ao paciente.
Além disso, a experiência do profissional deve ser considerada. Especialistas bem articulados, que conseguem responder todas as dúvidas durante a consulta, informando sobre a cirurgia e seus riscos, estão mais preparados do que aqueles que se mostram evasivos às perguntas do paciente.
Clínica ideal
Na clínica cirúrgica é importante ainda observar as condições de higiene das instalações e a aparência dos equipamentos utilizados. Para complementar, o paciente pode verificar se há um registro de fiscalização da Vigilância Sanitária atestando a qualidade do local.