agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

    Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

    Saúde capilar e autoestima: entenda agora a relação

    14/09/2020 | Queda de cabelo

    saúde capilarEntre os vários problemas de saúde capilar, a calvície está entre os que mais incomodam e influenciam a autoestima. No entanto, boa parte dos incômodos e desconfortos causados decorre de falta de informação sobre alternativas de cura e tratamentos que minimizam os efeitos do problema.

    Não faltam sugestões milagrosas e notícias falsas sobre procedimentos duvidosos, o que ajuda a aumentar os problemas, as dúvidas e a ansiedade. Por isso, é muito importante informar os interessados e esclarecer o que for possível sobre o tema.

    Neste texto, você vai conhecer alguns dos efeitos das doenças capilares na autoestima e os procedimentos que realmente fazem diferença para curá-las. Continue a leitura e acabe com as dúvidas, pois isso sempre ajuda a se sentir melhor.

    A autoestima e a saúde capilar

    Poderíamos iniciar este texto com uma relação de dados de pesquisas sobre como a autoestima é afetada por queda capilar e outros problemas, mas a verdade é que o que realmente importa é como cada um se sente em relação a isso.

    O fato de, por exemplo, os estudos indicarem que a calvície é aceita de um modo mais natural pelos homens, se compararmos com a reação feminina, não significa que um homem não possa se sentir extremamente incomodado e ansioso ao perceber que está perdendo os cabelos.

    Até porque a ansiedade é mais que justificada, especialmente quando a pessoa já se submeteu a vários tratamentos que não produziram o efeito desejado. Aliado ao efeito na autoestima, muitos pacientes evitam se abrir sobre o que sentem, o que dificulta que eles obtenham as informações corretas, muitas vezes, gerando receio quanto às técnicas cirúrgicas e tratamentos mais modernos.

    Esse contexto descrito é perigoso, pois, quando prolongado, pode gerar consequências mais graves e piorar quadros mais crônicos de ansiedade e até de depressão. Por outro lado, a recuperação da saúde capilar produz o mesmo efeito em quase todas as pessoas: o aumento da autoestima.

    Os cuidados para prevenir problemas capilares

    Agora, vamos dar algumas dicas simples de cuidado com os cabelos, mas não antes de fazer um alerta. Todas as medidas que sugerimos abaixo são benéficas para os cabelos, mas não é possível receitar tratamentos específicos sem um diagnóstico de cada caso, ou seja, somente com a avaliação de um especialista é possível determinar tratamentos definitivos e efetivos.

    Use produtos específicos

    Se o seu cabelo é oleoso, por exemplo, produtos formulados para cabelos secos não vão ajudar a manter os cabelos bonitos e saudáveis, muito pelo contrário. Além disso, boa parte deles tem apenas efeito cosmético, ou seja, eliminam a oleosidade, mas não contribuem para equilibrá-la.

    Independentemente disso, o importante é usar o produto indicado para o estado do seu cabelo, o que você pode verificar no rótulo da embalagem. Prefira sempre as marcas de qualidade e evite as formulações com álcool, como ocorre na maioria dos fixadores e produtos anticaspa, por exemplo. Se você não tem caspas, não deve usar esses produtos porque indicaram que ele deixa o cabelo mais seco, por exemplo. O ideal é que procure um especialista para saber o que está causando o problema.

    Cuide da alimentação

    Cada parte do seu corpo reflete o que o todo dele consome. Uma dieta saudável, rica em nutrientes, vitaminas e livre de gorduras, bem como beber bastante água, vai melhorar a sua pele, os seus cabelos e suas unhas rapidamente.

    Obviamente, essa medida não resolve problemas hereditários, mas ajuda o seu corpo a se recuperar de intervenções que possam ser necessárias, como cirurgias e procedimentos mais invasivos que, mesmo seguros, exigem capacidade de recuperação do organismo.

    Tenha hábitos saudáveis

    O sedentarismo e o hábito de fumar são outros comportamentos a evitar, por exemplo, se quiser manter a saúde dos cabelos e de todo o corpo. Desse ponto de vista, considere que os folículos capilares, as glândulas sebáceas e todas as outras partes da anatomia capilar se desenvolveram para manter os cabelos saudáveis, porém, para que funcionem perfeitamente, é preciso cuidar da saúde do corpo todo.

    Consulte especialistas

    Não é difícil encontrar alguém que sugira alternativas de tratamento, o melhor cosmético e assim por diante, mas somente um especialista saberá identificar a verdadeira causa de qualquer problema para apontar o melhor tratamento.

    Não importa o que incomoda você, se excesso de oleosidade, caspa ou queda de cabelos, por exemplo. Cada um desses problemas pode ter várias causas diferentes. Sem identificá-las, você pode passar um longo tempo buscando uma saída e, inclusive, piorar o efeito.

    Nos casos nos quais a autoestima foi abalada e a ansiedade começou a crescer por causa disso, o seu corpo acionou um alerta de que é o momento de buscar uma solução definitiva. Não negligencie esse aviso!

    Os tratamentos capilares definitivos para a calvície

    Como mencionamos, muitos tratamentos têm apenas efeito cosmético, mas até mesmo a calvície já tem soluções definitivas, ainda que todas elas sejam cirúrgicas. Alguns dos medicamentos usados são muito bons e eficientes, quando receitados adequadamente, mas como forma de prevenir ou retardar a queda dos cabelos. Portanto, a solução mesmo está nos métodos cirúrgicos.

    Entre os mais aplicados está o Follicular Unit Transplantation (FUT), que consiste na retirada de uma faixa do couro cabeludo da porção posterior, chamada occipital, e lateral da cabeça do próprio paciente, pois os genes da calvície não estão presentes nos folículos dessa região.

    Em seguida, ocorre o transplante para a região que se deseja preencher, ocasionando uma cicatriz, o que faz com que cabelos muito curtos sejam evitados pela maioria dos pacientes que optam por essa técnica, que exige uma sutura e a retirada dos pontos depois de 10 a 15 dias da realização da cirurgia.

    Contudo, existe uma alternativa menos dolorida e muito menos invasiva, o que contribui para a recuperação e permite até mesmo o uso de cabelos bem curtos, pois não cria cicatrizes aparentes. É o Follicular Unit Extration (FUE), que, em português, significa Extração de Unidades Foliculares. Nesse caso, as unidades foliculares são retiradas uma por uma, o que aumenta o tempo de duração da cirurgia, mas diminui o da recuperação. Os pontos também não são necessários.

    Além de tudo, a recuperação da saúde capilar por meio da FUE inclui o fim definitivo da queda dos cabelos, como também ocorre com a técnica FUT. No entanto, a técnica FUE se mostra superior em razão do conforto da recuperação, da diminuição das dores e todas as vantagens das técnicas menos invasivas e agressivas. Ainda assim, ainda não é aplicada por todos os especialistas, pois é um procedimento mais moderno.

    Para obter mais informações sobre essa alternativa, entre em contato conosco. Teremos muito prazer em poder ajudar!


    
    Open chat
    Chame no Whatsapp
    Olá!
    Como posso te ajudar ?