O que é a esfoliação capilar, como ela funciona e quais os benefícios?
A esfoliação é uma técnica bastante conhecida na rotina de algumas pessoas, podendo ser feita em várias partes do corpo, inclusive no cabelo. Ela renova as células ao realizar uma limpeza profunda, removendo resíduos indesejáveis. Além disso, evita vários problemas, como queda de cabelo, caspas e oleosidade.
Assim, a esfoliação capilar é uma grande aliada para a saúde das madeixas. Isso porque os fios estão expostos a agressões externas todos os dias, como poeira, cloro, raios solares e poluição. Para retirar os resíduos, é necessário recorrer a esse método que traz vantagens para o cabelo.
Se você deseja saber o que é e como é feita a esfoliação capilar, não perca o nosso post. Boa leitura!
O que é a esfoliação capilar?
A esfoliação capilar é um método que tira os resíduos acumulados no couro cabeludo, realizando uma limpeza profunda na raiz. A sua função principal é retirar o excesso e acelerar a renovação das células nessa região. Quando os cabelos estão limpos, fica mais fácil absorver as proteínas e nutrientes dos produtos capilares.
Como ela é feita e para quem é indicada?
Antes de fazer a técnica, o recomendado é procurar um médico especialista para indicar os melhores produtos a serem usados. O ritual se inicia com um shampoo esfoliante, substituindo o produto comum. Uma dica é realizar movimentos circulares com os dedos apenas no couro cabeludo.
Por último, é importante deixar esse shampoo agir e enxaguar logo em seguida. Você também pode hidratar os fios após essa limpeza profunda. Esse tratamento é ideal para quem sofre com a queda capilar, seborreia, caspa e oleosidade.
A esfoliação capilar também é recomendada para as pessoas com cabelos crespos, já que quem tem esse tipo de fio costuma usar mais produtos, como óleos e cremes para pentear.
Quais são os benefícios da esfoliação capilar?
Esfoliar o couro cabeludo traz várias vantagens para os cabelos. Durante a massagem, as proteínas circulam melhor, o que fortalece os fios para que cresçam mais rapidamente e fiquem mais bonitos.
Além disso, a técnica é capaz de desobstruir os poros, facilitando o crescimento das madeixas. O tratamento também evita a dermatite seborreica, que aparece quando os cabelos não são higienizados de modo correto.
Qual é a relação com a queda de cabelo?
A queda de cabelo pode ter relação com inúmeros fatores, como desequilíbrio hormonal, anemia, estresse etc. A esfoliação capilar ajuda a estimular a circulação de nutrientes aos folículos, o que faz com que os cabelos cresçam mais brilhosos, macios e fortes.
Essa é uma ótima dica para homens que sofrem com o problema. Outro benefício é a desobstrução dos poros, já que as células mortas costumam se acumular nos folículos pilosos, impedindo que os fios cresçam. Ao realizar o procedimento, é possível remover esse excesso, deixando as madeixas livres para crescerem.
Como vimos, a esfoliação capilar é uma técnica que proporciona muitos benefícios para o cabelo, contribuindo para o seu fortalecimento e crescimento. Por isso, não deixe de adotá-la em sua rotina, fazendo o tratamento a cada 15 dias.
Gostou deste conteúdo? Você já fez a esfoliação capilar? Deixe um comentário no post e conte para a gente!