agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

    Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

    O que é pitiríase capilar, quais são os tipos e qual sua relação com a queda de cabelo?

    17/02/2021 | Queda de cabelo

    A pitiríase capilar é uma doença de pele que causa bastante incômoda que causa coceira, descamação e queda capilar intensa. Por este motivo, quem sofre com essa condição precisa procurar por ajuda profissional para que o tratamento adequado seja administrado e recuperar a autoestima.

    O melhor caminho, nesse caso, é conhecer sobre o assunto com o objetivo de evitar que os sintomas se agravem com a adoção de hábitos positivos e componentes indicados por especialistas. Além disso, como os sintomas são frequentemente confundidos com outras patologias também é importante saber identificá-los.

    Quer saber mais? Vamos mostrar tudo sobre pitiríase capilar e como solucionar esse tipo de problema relacionado à calvície. Acompanhe!

    Entenda o que é pitiríase capilar

    Conhecida por causar varias alterações no couro cabelo, a pitiríase capilar abala, também, a autoestima de quem convive com o problema. Isso acontece porque, além de coceira e descamação, provoca a queda dos fios.

    É definida como uma doença de pele que pode ser identificada pelo surgimento de manchas no couro cabeludo que podem ter diferentes colorações, como branca, catanhadas, amareladas e rosas.

    Como apresenta uma série de sintomas, pode ser confundida com outras doenças dermatológicas. Além disso, é composta por três tipos de classificações e pode ser tratada de maneira bastante simples com xampus especiais com foco em eliminar fungos combinados com outras medidas orientadas por um médico.

    Conheça os sintomas

    Muitas pessoas que possuem a condição não sentem nenhum tipo de incômodo. Outro quadro muito frequente envolve sentir pequenos desconfortos no local onde estão as erupções. Apenas em situações mais graves é que a coceira se torna muito intensa com reações de perda capilar severa.

    Os sintomas variam bastante conforme o tipo de pitiríase capilar diagnosticada. No entanto, todos que possuem essa patologia apresentam diferentes níveis de coceira no local afetado, queda capilar e descamação. Inclusive, o nome da doença “pityron” que significa descamação na língua grega.

    Tipos de pitiríase capilar

    Depois do diagnóstico é preciso identificar junto do especialista qual é o tipo da patologia para encontrar qual o tipo. Existem três: Pitiríase Versicolor, Pitiríase Rósea de Gilbert e Pitiríase Alba. Cada uma delas apresenta alguns sintomas e tratamentos variados, e por este motivo, é necessário chegar ao diagnóstico após avaliação profissional. Veja, abaixo, mais detalhes!

    Pitiríase Versicolor

    O fungo causador da doença é o Malassezia furfur. Normalmente surge com manchas de tom amarelado e castanho no couro cabeludo. Surge nas áreas consideradas mais oleosas do corpo, como rosto, couro cabeludo e tórax. O motivo é que o fungo lipofílico que tem preferência por esse tipo de região. Esse tipo não é contagioso como os outros dois, porém, pode se agravar com o excesso de exposição ao sol.

    Então, além do tratamento recomendado pelo especialista, uma boa opção é usar hidratantes e protetores que reduzam os impactos solares na região. O acompanhamento com medicações leva entre três dias e 12 semanas. Ao fazer a administração conforme o recomendado, os sintomas desaparecem com o tempo.

    Pitiríase Rósea

    Esse tipo não afeta diretamente o couro cabeludo, aqui, as manchas surgem em diversas partes do corpo. Entre os principais exemplos estão barriga, glúteos e costas. As erupções aparecem de maneira bastante lenta e em variações de frequência ao longo do tempo. As manchas são em formato de medalhões inicialmente e depois se espalham por diferentes partes do corpo.

    Outro ponto que deve ser ressaltado é que a automedicação não é indicada para esse tipo de pitiríase capilar. Pois além de retardar o efeito do tratamento, ainda faz com que fique mais difícil de identificar a causa. Além disso, também é confundida muitas vezes com psoríase, sífilis e outras patologias dermatológicas.

    Pitiríase Alba

    Sua principal característica é identificada por causar manchas claras e com tons brancos no couro cabeludo. As manchas não apresentam formatos definidos e descamativas. Normalmente, essas erosões são confundidas antes do diagnóstico com alguns machucados e aparecem no couro cabeludo, na face nos membros superiores.

    Em alguns casos, as manchas também podem aparecer em outras partes do corpo. Um alto índice de exposição solar causa interferência nos tratamentos e aumentar o aparecimento de manchas na cabeça. A partir disso causam buracos no couro cabeludo. esses buracos e falhas no couro cabeludo ocasionados pela queda dos fios.

    Os banhos quentes prejudicam ainda o tempo de tratamento em conjunto com o uso de produtos que podem ocasionar a ressaca na derme. Os especialistas indicam tratamentos feitos com bases de hidratantes específicos e protetores de altos índices de proteção. Em algumas situações, as pomadas de corticoides na formulação.

    Queda capilar

    A queda capilar associada a doença é uma questão que costuma assustar bastante quem recebe o diagnóstico. Em um primeiro momento, o mais importante é tirar todas as dúvidas com um profissional especializado no assunto para que ele possa indicar o tratamento adequado de acordo com o tipo de pitiríase capilar.

    Composições com hidratantes em sabonetes e shampoos são os mais indicados. Porém, é muito importante incluir ativos especiais que ajudam a combater os fungos. Entre os mais indicados estão sulfato de selênio. Durante o tratamento é recomendado que a espuma fique em contato por dez minutos com o coro cabeludo para que os ativos atuem.

    Vale reforçar que não existem medicamentos desenvolvidos especialmente para acabar com essa patologia. Porém, existem muitos tratamentos que podem ajudar no controle em conjunto com outros processos administrados por profissionais da área.

    Ajuda especializada

    Avalie também a necessidade de procurar por uma clínica especializada no assunto. Com uma estrutura completa e profissionais capacitados e informados sobre as novidades das pesquisas sobre o assunto, fica mais simples lidar com os sintomas e encarar o diagnóstico sem os sustos característicos que são comuns.

    Assim, resolver problemas de autoestima e de saúde se transforma em uma tarefa mais simples conforme as necessidades e as expectativas de todos os pacientes. Sem contar que também é muito importante adotar hábitos positivos que potencializam os resultados e ajudam a reduzir qualquer tipo de alteração na pele.

    Pronto! Agora você já sabe o que é pitiríase capilar e como ela funciona, especialmente, na queda capilar. O mais importante está em procurar por profissionais com experiência ampla no mercado e atendimento personalizado para realizar os exames indicados para o diagnóstico exato e a administração das substância adequada de acordo com o tipo de doença e o perfil do paciente.

    Gostou das informações? Então, nos siga no Facebook, Twitter e Youtube, para ver outros conteúdos segmentados como este.


    
    Open chat
    Chame no Whatsapp
    Olá!
    Como posso te ajudar ?