agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

    Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

    MMP capilar: o que é, como funciona e quais os benefícios?

    10/02/2021 | Estética

    mmp capilar

    O MMP capilar traz uma série de benefícios e excelentes resultados para quem sofre com falhas nos cabelos, por diferentes motivos. O método MMP (Microinfusão de Procedimentos na Pele) se transformou em um importante aliado também em casos de doenças sem cura, como a alopecia androgenética, que é um das principais causadoras da calvície.

    Dessa maneira, o segredo está em ficar por dentro do procedimento para alinhar junto ao médico escolhido quais são os seus principais objetivos e dúvidas sobre o assunto. Com base em um tratamento que varia conforme as necessidades de cada paciente, os resultados costumam ser muito satisfatórios e ajudam na recuperação da autoestima.

    Quer saber mais? Vamos explicar como funciona o MMP capilar e seus principais benefícios. Boa leitura!

    Entenda o que é o MMP capilar

    Indicado para tratar problemas com queda de cabelo, cicatrizes e manchas, o método insere medicamentos ativos diretamente onde é necessário realizar a aplicação. A sigla MMP representa Microinfusão de Medicamentos na Pele, e é um dos tratamentos mais famosos entre as pessoas que buscam eficiência nos resultados.

    Na prática, o procedimento é realizado por um aparelho com várias microagulhas na ponta, mais finas que um fio de cabelo. O profissional responsável mergulha as agulhas nos medicamentos para que, assim, eles possam entrar diretamente no couro cabeludo. Em seguida, acontece a perfusão no couro cabeludo em movimentos alternados de vai e vem que controlam com delicadeza o nível de velocidade e profundidade do aparelho.

    Com esse tipo de medida a absorção dos ativos consegue atuar de maneira mais rápida e precisa. A criação da técnica de MMP é do dermatologista brasileiro Dr. Amir Arbache, e os ativos usados no tratamento costumam ser indicados de acordo com cada caso e avaliações prévias dos médicos envolvidos.

    Saiba como funciona

    O aparelho eletrônico usado no procedimento de MMP capilar é vibratório e as agulhas são acopladas em cartucho. Ao perfurar o couro cabeludo, as agulhas causam o mínimo de ferimentos enquanto injetam as medicações.

    Entre os medicamentos mais usados contra as doenças relacionadas estão bloqueadores enzimáticos, vitaminas e fatores de crescimento capilar em conjunto ou de maneira separada, que são focados nos melhores resultados.

    Durante as aplicações, o médico consegue controlar a quantidade de medicação e o intervalo específico entre as injeções. Com isso, os ativos conseguem ser absorvidos de forma mais uniforme, reduzindo de maneira significante qualquer risco de compressão de vasos sanguíneos.

    Indicações do procedimento

    A aplicação do MMP capilar possui uma série de indicações. Além de cicatrizes e manchas, atua no tratamento de alopecia androgenética, eflúvio telógeno e alopecia areata. O diferencial, aqui, é que os medicamentos utilizados melhoram a oxigenação do couro cabeludo e atuam na força da fibra capilar com o objetivo de estimular o crescimento.

    Além disso, o microagulhamento atua no metabolismo natural do couro cabeludo. Dessa maneira, o sistema plaquetário da região é ativado para recuperar os microfuros causados pelos movimentos repetitivos da agulha. Como resultado, os fatores de crescimento produzidos naturalmente pelo corpo estimulam os folículos capilares. Trata-se, na verdade, do processo de regeneração da pele, que ocasiona o crescimento dos fios.

    Benefícios da técnica

    Como os ativos são inseridos de maneira superficial no couro cabeludo, eles ficam restritos realmente aos locais em que precisam agir. Dessa forma, o uso de medicamentos sistêmicos se torna necessário para que os possíveis efeitos colaterais sejam minimizados. Outro ponto é que a penetração das agulhas permite que esses medicamentos sejam liberados devagar, diminuindo a frequência das sessões.

    Quantidade de sessões

    O número de sessões costuma depender da avaliação do médico responsável pelas aplicações, que vai observar os detalhes do caso do paciente, suas queixas e, especialmente, os objetivos depois do procedimento. Assim, as sessões de MMP costumam durar em torno de meia hora. É aplicada anestesia local com foco em reduzir o incômodo do paciente, e os intervalos entre uma sessão e outra giram em torno de um mês.

    Recuperação

    Muitas pessoas que se interessam pela técnica por sofrer com a perda capilar se preocupam com o processo de recuperação. Saiba que ele costuma ser bastante simples. O MMP capilar não impede que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente. Tudo isso com o mínimo de incômodo possível, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

    É possível já voltar à rotina no mesmo dia em que o procedimento é realizado. Mas para isso, se torna necessário alinhar junto ao médico todas as etapas da recuperação e seguir rigorosamente as recomendações listadas para não prejudicar os primeiros resultados.

    Contraindicação

    De forma mais abrangente, não são identificadas contraindicações para o procedimento de MMP capilar. O tratamento costuma ser feito por homens e mulheres em todas as idades após a avaliação do médico responsável. No entanto, quem sofre com qualquer distúrbio relacionado a coágulos precisa evitar.

    Outro ponto muito importante é que o médico precisa ser avisado caso o paciente tenha alergias ou sensibilidades que preexistentes. Isso é necessário porque os medicamentos incluídos no microagulhamento são bastante variados e cada situação precisa ser discutida com o profissional individualmente.

    Pós-procedimento

    Como falamos no tópico anterior, a recuperação do MMP capilar é rápida e simples. Porém, alguns cuidados específicos são necessários. O principal deles é não lavar o cabelo no dia do procedimento para que a região possa se recuperar e os ativos sejam absorvidos devidamente.

    Além disso, também é importante adotar alguns cuidados contra a exposição solar por pelo menos três dias depois do MMP capilar. Quando o paciente faz uso tópico de medicamentos para queda capilar, é preciso interromper sua administração por três dias em média.

    Vale lembrar que esse pós não é regra e depende dos objetivos e cuidados especiais de cada paciente. O preço do procedimento também depende da quantidade de sessões realizadas e o mais indicado é sempre procurar por um profissional que seja referência na área e tenha bastante experiência.

    Agora você já sabe como funciona o MMP capilar e quando o procedimento é indicado. Além de avaliar se os resultados se encaixam com suas expectativas, procure uma clínica especializada, que tenha estrutura completa e um excelente time de profissionais. Com isso, é possível realizar cada etapa do tratamento com toda a segurança necessária.

    Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a Clínica Dr Fabrício Ribeiro e receba toda a assistência necessária para realizar o MMP capilar!


    
    Open chat
    Chame no Whatsapp
    Olá!
    Como posso te ajudar ?