Já ouviu falar em terapia capilar? Entenda como pode ser feita!
A medicina e a ciência seguem avançando a passos largos, de forma a oferecer uma gama maior de técnicas e procedimentos para a sociedade. Invariavelmente, esse tipo de recurso pode ser empregado em benefício da autoestima da pessoa e, por isso mesmo, preparamos um conteúdo para falar sobre a terapia capilar.
As suas finalidades podem ser as mais distintas, mas o resultado esperado é ter fios mais fortes e bonitos, minimizando a queda de cabelo e deixando a região mais saudável, com menor probabilidade de surgimento de qualquer problema. Quer aprender mais sobre o tema? Então continue lendo o post!
O que é e como funciona uma terapia capilar?
Podemos conceituar a terapia capilar como um conjunto de cuidados e procedimentos que servem para manter os fios saudáveis e fortes. É uma opção que está em alta no momento, tendo em vista que ter madeixas bonitas é uma demanda importante, não apenas da vida pessoal, como também profissional.
São tratamentos que também têm como foco o couro cabeludo, que é fundamental para que a região fique saudável como um todo, sobretudo se você tem alguns hábitos que possam fazer mal para seus cabelos, como a aplicação de químicas, excesso de exposição solar, estresse intenso, uso de produtos de baixa qualidade e assim por diante.
É justamente nesse contexto que a terapia capilar entra, ajudando a trazer mais beleza, na prevenção e até no tratamento doenças relacionadas ao cabelo e ao couro cabeludo. Caso você perceba que algo não está em equilíbrio nos seus fios ou apresentar algum sintoma, é indicado recorrer a um profissional familiarizado com esse conjunto de terapias.
Para quem a terapia capilar pode ser indicada?
Na realidade, é bastante provável que qualquer pessoa possa se beneficiar de um ou mais procedimentos que façam parte do conjunto de técnicas que baseiam a terapia capilar. No entanto, logicamente, existem algumas situações na quais o procedimento pode ser mais recomendável e, em linhas gerais, trazer resultados mais visíveis.
Como mencionado, quem usa químicas, especialmente de alisamento e relaxamento, tende a ter fios mais castigados e que merecem um pouco mais de atenção. Ainda, pessoas com estresse constante podem desencadear o surgimento de doenças do couro cabeludo, como queda excessiva de cabelos, alergias, oleosidade etc.
Quais são os maiores benefícios da terapia capilar?
Quando o profissional ou até mesmo o próprio paciente consegue identificar uma série de condições que podem estar causando problemas nos cabelos ou no couro cabeludo, é hora de buscar ajuda profissional e partir para a terapia capilar. Mesmo nos casos de alopecia de origem genética, os procedimentos podem trazer grandes benefícios.
Entre as vantagens mais visíveis está o estímulo ao crescimento de fios mais fortes e saudáveis. A terapia capilar também pode combater a quebra do fio, além de diminuir a descamação, reduzir a porosidade e minimizar a oleosidade, tratando a caspa. Inflamações cutâneas também são diminuídas, e o local fica mais nutrido, hidratado e oxigenado.
Quais são os principais tipos de terapia capilar?
Agora que você tem mais familiaridade com o conceito de terapia capilar, sabe para quem os procedimentos são recomendados e conhece alguns dos seus principais benefícios, vamos explicar os tipos mais populares do mercado. Veja abaixo quais são eles!
Máscara de argila
A máscara de argila está entre os principais tipos de terapia capilar da atualidade e pode ser feita isoladamente ou em conjunto com outras técnicas. A substância tem capacidades interessantes, como a absorção de toxinas e impurezas.
Suas propriedades são muito celebradas por profissionais e pacientes: ação cicatrizante, anti-inflamatória, purificante, adstringente e antisséptica. Como se não bastasse, a argila é nutritiva e devolve a queratina para cabelos danificados, inclusive por química.
Laser
O laser é um dos recursos que mais vem sendo empregado em tratamentos estéticos; suas aplicações são bastante variadas. No caso da terapia capilar, ele pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, por um profissional habilitado para isso.
As suas indicações incluem o combate à calvície de origem hereditária, também chamada de alopecia androgenética. As suas principais propriedades são o aumento da vascularização do couro cabeludo e a liberação de fatores de crescimento.
Microagulhamento
O microagulhamento é outro procedimento que pode ser um poderoso coadjuvante de uma excelente terapia capilar. É feito com a ajuda de um pequeno aparelho chamado roller, que nada mais é do que uma espécie de rolinho com pequenas agulhas.
Outra possibilidade é um dispositivo em forma de caneta, mas as duas opções são eficazes e são usadas com uma pomada anestésica, para maior conforto do paciente. A maior indicação é o tratamento da calvície. O benefício mais observável do microagulhamento é a melhora do fluxo sanguíneo na região.
Peeling capilar
O peeling foi um procedimento que ganhou muita popularidade ao ser usado para melhorar a saúde da pele, mas poucas pessoas sabem que ele também pode fazer parte de uma boa terapia capilar e é bastante benéfico para cabelos e couro cabeludo.
Na prática, a sua ação é bastante similar, fazendo uma esfoliação controlada para remover impurezas, abrir folículos obstruídos, reequilibrar o pH e auxiliar no crescimento. Os resultados podem ser vistos desde a primeira sessão.
Massagem capilar
A massagem capilar também pode fazer parte de uma boa terapia capilar, como um método que deve ser complementar aos outros. Como o próprio nome já diz, o procedimento se dá pela união de técnicas de massagens específicas, junto a alguns tipos de máscaras.
A principal expectativa é ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, que facilita o transporte de nutrientes e diminui a queda, além de aliviar o estresse do dia a dia e trazer mais qualidade de vida, por meio de um bom relaxamento.
Como você pôde ver, a terapia capilar é um poderoso aliado de um cabelo e um couro cabeludo mais saudáveis. Porém, se você está enfrentando problemas como queda excessiva ou mesmo sintomas na região, não deixe de procurar um médico especialista para ter um diagnóstico correto e o tratamento adequado.
Gostou de aprender mais sobre a terapia capilar? Então que tal seguir nossas redes sociais no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter?