agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

    Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

    Já ouviu falar em terapia capilar? Entenda como pode ser feita!

    05/05/2021 | Estética

    terapia capilarA medicina e a ciência seguem avançando a passos largos, de forma a oferecer uma gama maior de técnicas e procedimentos para a sociedade. Invariavelmente, esse tipo de recurso pode ser empregado em benefício da autoestima da pessoa e, por isso mesmo, preparamos um conteúdo para falar sobre a terapia capilar.

    As suas finalidades podem ser as mais distintas, mas o resultado esperado é ter fios mais fortes e bonitos, minimizando a queda de cabelo e deixando a região mais saudável, com menor probabilidade de surgimento de qualquer problema. Quer aprender mais sobre o tema? Então continue lendo o post!

    O que é e como funciona uma terapia capilar?

    Podemos conceituar a terapia capilar como um conjunto de cuidados e procedimentos que servem para manter os fios saudáveis e fortes. É uma opção que está em alta no momento, tendo em vista que ter madeixas bonitas é uma demanda importante, não apenas da vida pessoal, como também profissional.

    São tratamentos que também têm como foco o couro cabeludo, que é fundamental para que a região fique saudável como um todo, sobretudo se você tem alguns hábitos que possam fazer mal para seus cabelos, como a aplicação de químicas, excesso de exposição solar, estresse intenso, uso de produtos de baixa qualidade e assim por diante.

    É justamente nesse contexto que a terapia capilar entra, ajudando a trazer mais beleza, na prevenção e até no tratamento doenças relacionadas ao cabelo e ao couro cabeludo. Caso você perceba que algo não está em equilíbrio nos seus fios ou apresentar algum sintoma, é indicado recorrer a um profissional familiarizado com esse conjunto de terapias.

    Para quem a terapia capilar pode ser indicada?

    Na realidade, é bastante provável que qualquer pessoa possa se beneficiar de um ou mais procedimentos que façam parte do conjunto de técnicas que baseiam a terapia capilar. No entanto, logicamente, existem algumas situações na quais o procedimento pode ser mais recomendável e, em linhas gerais, trazer resultados mais visíveis.

    Como mencionado, quem usa químicas, especialmente de alisamento e relaxamento, tende a ter fios mais castigados e que merecem um pouco mais de atenção. Ainda, pessoas com estresse constante podem desencadear o surgimento de doenças do couro cabeludo, como queda excessiva de cabelos, alergias, oleosidade etc.

    Quais são os maiores benefícios da terapia capilar?

    Quando o profissional ou até mesmo o próprio paciente consegue identificar uma série de condições que podem estar causando problemas nos cabelos ou no couro cabeludo, é hora de buscar ajuda profissional e partir para a terapia capilar. Mesmo nos casos de alopecia de origem genética, os procedimentos podem trazer grandes benefícios.

    Entre as vantagens mais visíveis está o estímulo ao crescimento de fios mais fortes e saudáveis. A terapia capilar também pode combater a quebra do fio, além de diminuir a descamação, reduzir a porosidade e minimizar a oleosidade, tratando a caspa. Inflamações cutâneas também são diminuídas, e o local fica mais nutrido, hidratado e oxigenado.

    Quais são os principais tipos de terapia capilar?

    Agora que você tem mais familiaridade com o conceito de terapia capilar, sabe para quem os procedimentos são recomendados e conhece alguns dos seus principais benefícios, vamos explicar os tipos mais populares do mercado. Veja abaixo quais são eles!

    Máscara de argila

    A máscara de argila está entre os principais tipos de terapia capilar da atualidade e pode ser feita isoladamente ou em conjunto com outras técnicas. A substância tem capacidades interessantes, como a absorção de toxinas e impurezas.

    Suas propriedades são muito celebradas por profissionais e pacientes: ação cicatrizante, anti-inflamatória, purificante, adstringente e antisséptica. Como se não bastasse, a argila é nutritiva e devolve a queratina para cabelos danificados, inclusive por química.

    Laser

    O laser é um dos recursos que mais vem sendo empregado em tratamentos estéticos; suas aplicações são bastante variadas. No caso da terapia capilar, ele pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, por um profissional habilitado para isso.

    As suas indicações incluem o combate à calvície de origem hereditária, também chamada de alopecia androgenética. As suas principais propriedades são o aumento da vascularização do couro cabeludo e a liberação de fatores de crescimento.

    Microagulhamento

    O microagulhamento é outro procedimento que pode ser um poderoso coadjuvante de uma excelente terapia capilar. É feito com a ajuda de um pequeno aparelho chamado roller, que nada mais é do que uma espécie de rolinho com pequenas agulhas.

    Outra possibilidade é um dispositivo em forma de caneta, mas as duas opções são eficazes e são usadas com uma pomada anestésica, para maior conforto do paciente. A maior indicação é o tratamento da calvície. O benefício mais observável do microagulhamento é a melhora do fluxo sanguíneo na região.

    Peeling capilar

    O peeling foi um procedimento que ganhou muita popularidade ao ser usado para melhorar a saúde da pele, mas poucas pessoas sabem que ele também pode fazer parte de uma boa terapia capilar e é bastante benéfico para cabelos e couro cabeludo.

    Na prática, a sua ação é bastante similar, fazendo uma esfoliação controlada para remover impurezas, abrir folículos obstruídos, reequilibrar o pH e auxiliar no crescimento. Os resultados podem ser vistos desde a primeira sessão.

    Massagem capilar

    A massagem capilar também pode fazer parte de uma boa terapia capilar, como um método que deve ser complementar aos outros. Como o próprio nome já diz, o procedimento se dá pela união de técnicas de massagens específicas, junto a alguns tipos de máscaras.

    A principal expectativa é ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, que facilita o transporte de nutrientes e diminui a queda, além de aliviar o estresse do dia a dia e trazer mais qualidade de vida, por meio de um bom relaxamento.

    Como você pôde ver, a terapia capilar é um poderoso aliado de um cabelo e um couro cabeludo mais saudáveis. Porém, se você está enfrentando problemas como queda excessiva ou mesmo sintomas na região, não deixe de procurar um médico especialista para ter um diagnóstico correto e o tratamento adequado.

    Gostou de aprender mais sobre a terapia capilar? Então que tal seguir nossas redes sociais no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter?


    
    Open chat
    Chame no Whatsapp
    Olá!
    Como posso te ajudar ?