Quais são os tipos de queda de cabelo e como evitá-las?

01/10/2020 | Queda de cabelo

tipos de calvícieA queda total ou parcial de cabelo é uma preocupação comum em pessoas de várias idades, principalmente entre os homens. Além dos fios serem um componente importante para criar um bom aspecto estético, eles também podem indicar a presença de alguma doença ou alergia. Nesse sentido, é importante deixar claro que existem diversos tipos de queda de cabelo , cada uma apresenta causas e características diferentes.

Depois de identificar qual o tipo de alopecia que o paciente está sofrendo, fica mais fácil conhecer quais são as soluções adequadas para cada caso. Afinal, saber o motivo e as causas da perda de cabelo é o primeiro passo para encontrar o tratamento mais eficiente para controlar o problema.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos esclarecer as principais informações sobre os tipos de calvície. Acompanhe a leitura!

Tipos de alopecia

A alopecia, conhecida como calvície, pode ser dividida em várias modalidades, conforme as causas que levam à diminuição ou perda total de cabelo. Conheça os principais tipos a seguir.

Alopecia androgenética

A alopecia androgenética ou androgênica é o tipo mais comum de queda de cabelo. Ela está ligada a uma alteração nos receptores de dihidrotestosterona (DHT) presente nos folículos pilosos da parte superior do couro cabeludo.

Na verdade, esse tipo de calvície surge em virtude da ação da testosterona e di-hidrotestosterona: hormônios responsáveis por promover o crescimento de pelos no rosto e no corpo, ao mesmo tempo em que inibem o surgimento de fios de cabelo no couro cabeludo.

Geralmente, ela é percebida com uma “entrada”, a falta de cabelos na parte da frente da cabeça, perto da testa. Com o tempo, eles vão ficando mais finos, quebradiços e crescem menos. É comum ainda que eles percam o pigmento natural e se tornem mais claros. Essa condição atinge mais os homens e vai ganhando intensidade com o passar da idade. Estima-se que 80% dos homens que têm mais de 80 anos sofrem com essa doença.

Alopecia difusa

A alopecia difusa consiste na perda de cabelo de modo contínuo e progressivo, fazendo com que ele se torne fraco e ralo, mas sem levar à calvície total. Essa condição pode ser causada por ingestão de medicamentos ou pela alimentação ou também por problemas endócrinos, como o excesso ou ausência de hormônios (hipertiroidismo ou hipotireoidismo). A alopecia difusa feminina também está ligada à chegada da menopausa e questões hormonais.

Alopecia areata

A alopecia areata é a perda de cabelos de determinadas regiões do corpo, de modo repentino e brusco, formando falhas em formatos redondos e circulares. O início da perda dos fios começa com uma pequena inflamação que atinge a raiz folículo pilossebáceo, fazendo com que eles fiquem fracos, fios e, finalmente caiam.

Ela é considerada uma doença autoimune, em que o sistema imunológico não reconhece as células do próprio organismo, as identifica como uma ameaça e começa a atacá-las. Essa doença pode atingir qualquer pessoa de qualquer idade. A boa notícia é que ela não é contagiosa e pode ser tratada.

Os motivos que desencadeiam a doença são estresse, problemas psicológicos e emocionais, além de doenças infecciosas, também podendo agir em conjunto com outras doenças autoimunes, como psoríase, vitiligo, lúpus. Pode ser que a pessoa acometida pela alopecia areata perca todos os fios do couro cabeludo e fique totalmente careca, ou então pode perder os pelos do corpo. De qualquer forma, a doença não destrói o folículo capilar, ou seja, os fios podem crescer novamente.

Alopecia cicatricial

Esse tipo de queda de cabelo causa destruição permanentes nos folículos pilossebáceos dos fios. Afinal, qualquer dano provocado na parte pilosa do cabelo provoca a perda definitiva do folículo (doenças autoimunes, queimadura, radioterapia etc). Com isso, fica impossível o nascimento e crescimento de novos fios.

Eflúvio telógeno

A queda de cabelo difusa é causada por uma falha durante o ciclo de vida dos folículos, fazendo com que eles diminuam o ritmo de desenvolvimento. Ela é geralmente desencadeada pelo contato com radiação presente em tratamentos de quimioterapia, infecções, medicamentos, ansiedade, estresse e falta de equilíbrio hormonal.

Dermatite seborreica

Esse tipo de queda de cabelo, que é reversível na maioria das vezes , é provocada por uma inflamação no couro cabeludo devido a proliferação de fungos no couro cabeludo.

Cerca de 90 % dos indivíduos que possuem alopécia androgenética ( calvície ) apresentam uma produção excessiva de oleosidade . Como os fungos do couro cabeludo se alimentam dessa oleosidade, na presença de mais alimentos , ocorre uma proliferação excessiva desses fungos , causando coceira , descamação , crostas no couro cabeludo e queda de cabelo.

O tratamento da dermatite seborreica é simples e consiste no uso de xampus seborreguladores para o controle da oleosidade e no uso de xampu fungicidas para diminuir a população de fungos.

Tratamentos para a queda de cabelo

O médico vai indicar o tratamento mais adequado para o paciente ao levar em consideração a situação particular de cada indivíduo. Afinal, cada tipo de calvície requer uma abordagem específica.

Geralmente, o tratamento da alopecia é feito por:

• aplicação de ativos anti-inflamatórios e antifúngicos na região do couro cabeludo;
    • ingestão de medicamentos via oral para promover o equilíbrio hormonal;
    • realizar procedimentos estéticos para estimular os fios;
    • realizar transplante capilar.

Principais fatores da queda de cabelo

De modo geral, as principais causas da queda de cabelos são questões hereditárias e a presença de alterações nos receptores de hormônios masculinos dos folículos do couro cabeludo.. Esses dois fatores ocasionam o enfraquecimento e a atrofia dos bulbos capilares e contribuem para a queda e a perda definitiva dos fios.

Além disso, existem fatores secundários que também atuam na calvície: oleosidade do couro cabeludo em excesso, dermatite seborreica, uso exagerado de produtos químicos para os cabelos, problemas de tireoide, falta de vitaminas, ingestão de medicamentos específicos etc.

É comum que após uma cirurgia, os cabelos passem a cair em grande quantidade, em decorrência do efeito da anestesia. No entanto, o problema é passageiro e os fios voltam a nascer e crescer naturalmente depois de um tempo.

Conhecer as causas e os principais tipos de calvície existentes é o primeiro passo para que o médico possa indicar o tratamento mais eficiente para o paciente. É essencial contar com uma clínica especializada para ajudá-la a tratar a sua calvície. É muito importante não fazer tratamentos caseiros, pois além de não resolverem, eles podem piorar e agravar a doença.

Por isso, procure o auxílio de um médico dermatologista para identificar as causas e partir para o combate do problema.

Quer saber como se livrar desse problema e recuperar a sua autoestima? Então, siga a Clínica Dr. Fabrício Ribeiro nas redes sociais e conheça mais sobre os serviços oferecidos!