A abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é uma cirurgia plástica que tem como principal objetivo a retirada do excesso de pele para melhorar casos de flacidez abdominal. Ainda, a plástica de abdome promove o fechamento da diástase de reto ou afastamento da musculatura abdominal.
Após a gestação ou mesmo grandes emagrecimentos , a pele pode não voltar ao seu estado original, provocando flacidez local, sobretudo abaixo do umbigo. A abdominoplastia permite a retirada da sobra de pele, fazendo com que o abdome se torne firma e esticado.
Durante a gestação, para que o útero gravídico se acomode dentro da cavidade abdominal é necessário que ocorra um rearranjo da musculatura. Deste modo, há um afastamento dos ventres do músculo reto. Após o período gestacional, a musculatura tende a voltar a posição inicial, porém o retorno não é completo, fazendo com que os músculos permaneçam afastados. Esse afastamento recebe o nome de diástase dos músculos retos.
A diástase promove alterações importantes no contorno corporal:
-
Abaulamento do abdome: por mais magro que o indivíduo seja, o fato de possuir diástase da musculatura faz com que o abdome se torne abaulado. É o que muitas pacientes referem “como estômago alto”.
-
Diminuição da cintura: Com a diástase ocorre diminuição da cintura, o que compromete o contorno corporal.
Assim, nos casos de flacidez de pele e diástase do músculo reto, a cirurgia mais indicada para se ter o melhor resultado é a abdominoplastia.
Como é feita a abdominoplastia?
A cirurgia pode ser realizada com anestesia peridural ou geral . O período de internação é de 24 horas.
O procedimento inicia –se com a incisão transversa em abdome inferior e a pele é descolada até próximo das costelas. O próximo passo é o fechamento da musculatura, confecção de um novo umbigo e ressecção do excesso de pele. São posicionados drenos de sucção e finalmente é feita a sutura.
Recuperação
Em média, é possível retornar a dirigir e retornar ao trabalho 10 a 15 dias após a cirurgia.
No pós operatório é recomendado sessões de drenagem linfática. Nossa equipe sugere iniciar uma semana após a abdominoplastia, com uma freqüência de duas vezes por semana.
É necessário fazer uso de uma faixa elástica abdominal ou cinta elástica por um período de 4 a 6 semanas. A função da malha elástica é manter a pele em contato com a musculatura para que ocorra uma cicatrização adequada.
O dreno de sucção é removido 3 a 5 dias após o procedimento. Não há necessidade de retirada de pontos, já que utilizamos fios absorvíveis. Exceto na cicatriz umbilical, cujos os pontos são removidos após 10 dias da cirurgia.
O exercício físicos podem ser retomados 1 mês a cirurgia. No entanto, deve–se iniciar com exercícios leves, como caminhadas, e após dois meses pode –se retornar a musculação.
A exposição solar, principalmente com o bronzeamento apenas com 2 meses de pós operatório
O resultado definitivo da cirurgia é com 6 meses de pós operatório.
Quais as complicações da abdominoplastia?
Como todo o tratamento cirúrgico, na abdominoplastia também podem ocorrer complicações, como problemas anestésico, deiscência ( abertura de pontos) seroma, infecção necrose de pele, cicatriz hipertrófica.
A principal maneira de prevenir complicações é procurar um profissional especializado e seguir todas as orientações medicas.
Ficou com dúvidas sobre Abdominoplastia? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro: