Uma cirurgia que tem gerado grande procura ultimamente é a redução das bolas de Bichat. Mais conhecida como bichectomia, ou simplesmente redução das bochechas, o procedimento é responsável pela retirada das duas bolsas de gordura – as bolas de Bichat – nos dois lados da face. A retirada das bolsas pode ser parcial ou total, dependendo das condições clínicas e da preferência da pessoa.

Bichectomia: como é realizado o procedimento?

A cirurgia de redução da bochecha é intraoral, ou seja, o corte é realizado por dentro da boca e tem o comprimento de um a dois centímetros, geralmente. As mucosas bucais têm uma melhor cicatrização, além de não deixarem marcas aparentes. A bichectomia pode ser realizada com anestesia local ou geral. Os pontos de suturas, por serem fios absorvíveis, não precisam ser removidos.

Para o procedimento, não é necessário a internação do paciente, podendo retornar para suas atividades laborativas de dois a três dias após a cirurgia.

Cirurgia da bochecha: quais são os cuidados pré-operatório e pós-operatório?

O pré-operatório exige exames laboratoriais simples e não há necessidade de jejum, caso o procedimento seja realizado com anestesia local .

Quanto ao pós-operatório, podemos verificar em alguns casos certo inchaço da região da cirurgia. Para esse tipo de situação, são indicados alguns medicamentos, assim como compressas de água fria ou gelo.

Alimentos cítricos, que podem causar desconforto, devem ser evitados. Alimentos frios e pastosos são os mais indicados. O uso de protetor solar, por sua vez, é indispensável – com fator maior que 30.

Cirurgia de bochecha: é possível surgirem complicações?

A Bichectomia, assim como qualquer outra cirurgia plástica, pode apresentar complicações tanto durante a cirurgia – que, geralmente, tem duração de uma a uma hora e meia –, quanto no pós-operatório, como infecção, abertura de pontos e ressecção assimétrica das bolas de Bichat.

Ficou com dúvidas sobre Bichectomia? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro: