agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Agende sua consulta



Procedimentos minimamente invasivos para o rejuvenescimento facial, como a toxina botulínica e o preenchimento facial são os tratamentos cosméticos mais realizados nos consultórios médicos. Os grandes atrativos destes procedimentos são o baixo risco e a praticidade de não necessitar de repouso pós tratamento.

O preenchimento de rugas é uma técnica que consiste em injetar uma substância abaixo da pele, com o objetivo de eliminar ou suavizar as rugas do rosto. Porém, os preenchedores faciais não são utilizados para o tratamento de todos os tipos de rugas. Na face observam–se dois tipos:

1. rugas estáticas: São decorrentes do envelhecimento da pele,onde ocorre uma diminuição da quantidade de colágeno e elastina. Alguns fatores como a exposição solar, tabagismo e uma dieta inadequada aceleram esse processo de envelhecimento. A ruga facial estática que mais se destaca é o sulco nasogeniano, ou “bigode chinês”.

2. rugas dinâmicas: São causadas pela ação repetida da musculatura da mímica facial. São exemplos as rugas horizontais da testa, as rugas glabelares (entre as sobrancelhas) e as rugas periórbitarias (pés de galinhas).

Os preenchedores são utilizados para o tratamento das rugas estáticas, enquanto que para as rugas dinâmicas se obtém melhores resultados com a toxina botulínica, que age bloqueando a musculatura.

Além de ser uma técnica para o tratamento de rugas faciais, o preenchimento pode ser utilizado para outros fins, como o aumento dos lábios, correções de depressões faciais, aumento da região malar (maçã do rosto) e tratamento de pequenas imperfeições da face.

Tipos de preenchimento facial

Atualmente no mercado existe uma grande quantidade de substâncias que podem ser utilizadas para o preenchimento facial. Cada produto ainda pode possuir variações, como: tamanho da molécula, associação com outros produtos, como anestésicos locais, tipo de seringa utilizada, quantidade de produto por apresentação etc. Cabe ao médico, após examinar o paciente, determinar qual o melhor produto para cada caso.
As principais substâncias utilizadas para o preenchimento de rugas são:

1. ácido hialurônico: Foi descoberto em 1934, e desde então é a substância mais utilizada para o preenchimento facial. O ácido hialurônico é a principal substância encontrada na matriz extracelular. Com o envelhecimento da pele, observa –se a diminuição desta substância. A ácido hialurônico tem uma grande capacidade de se ligar a moléculas de água, e assim, além de melhorar as rugas, hidrata a pele.

2. Hidroxiapatita de cálcio: Esse preenchedor possui 30 % de pequeníssimas partículas de caximetilcelulose. Após a injeção, as células de defesa fagocitam as microesferas levando a um processo de produção de colágeno. Como a degradação das partículas é lenta, esse produto pode manter seus resultados por até 2 anos.

3. Ácido poly – L – lático: Não se trata de um preenchedor por si só. Esse ácido tem a capacidade de levar a produção de colágeno através de uma reação inflamatória granulomatosa. Para que se obtenha resultados é necessário a realização de sessões de aplicações.

Como é feito o preenchimento?

O preechimento facial é realizado no próprio consultório e não há necessidade de afastamento das atividades diárias.
Antes da realização do preenchimento é aplicado sobre a região a ser tratada um creme de anestésico local para diminuir o desconforto durante a aplicação.
É feita a marcação da região a ser tratada e, com o uso de uma seringa e agulha apropriada, a substância é injetada na pele.
Após a aplicação é esperado um pequeno edema e podem aparecer algumas manchas roxas. O uso de compressas frias sobre a região ajuda a reduzir os sintomas.

Podem ocorrer complicações?

Apesar de ser um procedimento simples, o preenchimento, como todo tratamento invasivo pode ser passível de complicações. As principais complicações relacionadas são:

  • dor local;
  • manchas roxas (equimoses);
  • alergias;
  • irregularidades, assimetrias;
  • infecção.

 

 

Ficou com dúvidas sobre Preenchimento Facial? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro:



WhatsApp Chame no WhatsApp!