Chat with us, powered by LiveChat
agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Agende sua consulta



O motivo do grande sucesso da cirurgia relaciona-se com sua capacidade de remover gordura localizada de maneira rápida. O princípio da lipo é a utilização de uma cânula acoplada a um sistema de vácuo para a remoção da gordura.

É muito comum confundirem com a lipoescultura. Lipoaspiração consiste apenas no processo de retirada da gordura com o auxílio de uma cânula e um sistema de vácuo. Já lipoescultura, inclui além da retirada da gordura a injeção desta em outra parte do corpo, como para a aumentar nádegas, corrigir irregularidades, preencher rugas e até aumentar a mama. Portanto a lipoescultura é uma lipoaspiração associada a enxertia de gordura.

A quantidade de gordura que pode ser removida deve ser entre 5% a 7% do peso do indivíduo. Assim, em uma paciente de 70 kg recomenda-se remover de 3,5 litros a 4,9 litros de gordura, utilizando-se de uma técnica de lipoaspiração úmida.

Como é realizada a lipoaspiração?

A cirurgia é realizada em hospital, pode ser utilizado anestesia local e sedação, peridural ou anestesia geral. A escolha do tipo de anestesia depende das regiões que serão tratadas. O limite de regiões que podem ser lipoaspoaspiradas numa uma única cirurgia é de 40% de superfície corpórea.

As incisões são pequenas, aproximadamente 0,5 cm de comprimento e são cuidadosamente posicionadas em regiões camufladas. Através destas incisões inicialmente é injetado a solução de infiltração antes que seja removida a gordura propriamente dita. A solução de infiltração contém soro fisiológico, bicarbonato, anestésico local e adrenalina. O objetivo da solução de infiltração é reduzir o sangramento .

Após a infusão da solução de infiltração, com o uso de uma cânula e um sistema de vácuo, através de movimentos de “vai e vem” a gordura é retirada. Ao final da cirurgia as incisões são fechadas.

Lipoaspiração: recuperação da cirurgia

O período de recuperação na lipoaspiração depende da extensão da cirurgia. Em média, são necessários 7 a 10 dias para o paciente retornar a suas atividades laborativas.

No pós operatório é recomendado o uso de uma malha compressiva por um período de quatro a seis semanas. A função da malha compressiva é manter a pele em contato com a musculatura para que ocorra a cicatrização adequada.

Recomenda-se a realização de sessões de drenagem linfática no pós operatório para reduzir o inchaço e reduzir as dores do paciente. Deve-se iniciar as sessões uma semana após a cirurgia. Recomendo duas sessões por semanas, num total de 10 sessões.

Deve-se evitar tomar sol no pós operatório da lipoaspiração devido a possibilidade do aparecimento de manchas na pele. Na cirurgia é comum se formarem manchas roxas, principalmente na cintura (equimoses). Não é recomendado a exposição solar até o completo desaparecimento das manchas roxas, período que pode levar 1 a 2 meses.

Os pontos devem ser retirados após 7 dias da cirurgia. Deve-se evitar a prática de atividade física por um mês e o retorno aos exercícios físicos deve ser gradual.

O resultado da cirurgia começa a ficar visível com TRÊS semanas de cirurgia. Entre o segundo e terceiro mês é comum áreas endurecidas nas regiões lipoaspiradas. Consiste no processo de cicatrização – fibrose pós operatória. O resultado definitivo é observado após seis meses de cirurgia.

Riscos da lipoaspiração

Todo o procedimento invasivo pode levar a complicações. Assim é de fundamental importância o preparo pré operatório para a solicitação de exames e identificação dos fatores de riscos. Os exames necessários variam conforme a idade do paciente e a história médica .

As principais complicações que podem ocorrer são: irregularidades, seroma, infecção, eventos tromboembólicos, perfuração, equimoses (manchas roxas) e anemia.

 

 

Ficou com dúvidas sobre Lipoaspiração? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro:



WhatsApp Chame no WhatsApp!