agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Agende sua consulta



Recentemente o Brasil se tornou o país que realiza mais cirurgias plásticas no mundo , superou os Estados Unidos no último ano. De todas as cirurgias plásticas, a lipoaspiração é a segunda mais realizada.

A história da lipoaspiração inicia–se na década de 20 , onde se usavam cânulas de bambu para se remover a gordura localizada. Dessa época até os dias atuais houve grande evolução, e os materiais e técnicas se aprimoraram. A hidrolipoaspiração ou hidrolipo surgiu em 2003 como uma proposta de lipoaspiração menos invasiva. Mas, qual a diferença entre a lipoaspiração “tradicional”e hidrolipoaspiração ? A lipoaspiração consiste na retirada de gordura localizada através de cânulas ligadas a uma fonte de vácuo.

A lipoaspiração pode ser realizada sob todos os tipos de anestesia, ou seja, anestesia local , sedação, geral, peridural ou raquianestesia. Antes de se proceder a lipoaspiração realiza –se uma infiltração de uma solução contendo soro fisiológico e adrenalina nos locais que serão lipoaspirados. O objetivo dessa infiltração é reduzir o sangramento.

A hidrolipoaspiração trata – se de uma maneira particular de se realizar uma lipoaspiração. A hidrolipo é realizada com anestesia local, portanto, na solução de infiltração além de soro fisiológico e adrenalina, adiciona –se uma anestésico local. Após a infiltração da solução utiliza –se um aparelho de ultrassom para facilitar a absorção da solução pelo tecido gorduroso.

E por fim, é realizado a retirada da gordura através de uma cânula. Ou seja, a hidrolipo é uma lipoaspiração que é realizada sob anestesia local com auxílio de uma preparação com ultrassom. Portanto, a hidrolipoaspiração é uma lipoaspiração e deve seguir todos os cuidados e recomendações da lipoaspiração “tradicional”, como ser realizada em uma local com estrutura e por uma cirurgião plástico habilitado. ( membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ).

Quais as indicações da hidrolipoaspiração?

A hidrolipo está indicada para pacientes que possuem gordura localizada e encontram – se dentro de uma faixa de peso adequado. A hidrolipoaspiração não é um procedimento para redução de peso, é um tratamento para melhorar o contorno corporal.

Quais os cuidados após a hidrolipoaspiração?

Após a hidrolipoaspiração recomenda –se o uso de uma cinta ou malha compressiva por um período de quatro a seis semanas. O função da malha compressiva é permitir a aderência das regiões descoladas e promover uma cicatrização mais homogênea. É recomendado no pós operatório algumas sessões de drenagem linfática. Deve se iniciar as sessões 3 a 5 dias após a cirurgia.

O objetivo da drenagem é reduzir o inchaço. O retorno as atividades físicas pode ser feito após duas semanas da hidrolipo, de maneira gradual. Deve – se evitar tomar sol por um período de um mês, ou até que as manchas roxas ( equimoses ) desapareçam. Os pontos da hidrolipoaspiração são retirados no primeiro retorno, com cinco dias de pós operatório. O resultado da cirurgia é observado apos 4 a 6 meses do procedimento. As complicações na hidrolipoaspiração são as mesmas que podem ocorrem na lipoaspiração e incluem: hematomas, seromas, equimoses, irregularidades, sangramento dentre outras.

 

 

Ficou com dúvidas sobre Hidrolipo? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro:



WhatsApp Chame no WhatsApp!