agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Agende sua consulta



Anatomia do narizNão existe um nariz dito como exemplo de beleza, já que a beleza do nariz está em sua relação proporcional e harmônica com as demais estruturas faciais. Desse modo, o nariz daquele ou daquela celebridade famosa, não necessariamente iria ficar bonito na sua face.
O nariz é composto por estruturas ósseas e cartilaginosas. As cartilagens do nariz são: cartilagem lateral superior, lateral inferior, triangular e septal. Os osso que formam o nariz são os ossos nasais, a maxila e o osso frontal.

Análise da face para a plástica do nariz

A primeira etapa é a análise das proporções faciais. A face é divida em TRÊS partes:

  1. Terço Superior – do início do cabelo até as sobrancelhas.
  2. Terço Médio – das sobrancelhas até o final do nariz.
  3. Terço Inferior – do nariz , até o fim do queixo.

Quando se analisa a face, deve–se atentar para as dimensões desses terços. Quanto mais proporcional esses terços, mais bela é a face.
Rinoplastia Facial - análise da faceOutro ponto importante que deve ser analisado para um bom resultado na rinoplastia é o tipo de pele do paciente. Quando a pele do nariz é grossa, são necessárias grandes manobras cirúrgicas para que se tenha resultados. E nos casos de pele fina, qualquer manobra cirúrgica ficará evidente.

Como é feita a plástica no nariz?

A cirurgia plástica no nariz pode ser feita com anestesia local e sedação ou anestesia geral. O Período de internação é de 12 a 24 horas. A cicatriz na rinoplastia pode ser realizada de duas maneiras:

Rinoplastia aberta: Nessa técnica é realizada uma incisão na base da columela e na borda marginal das cartilares alares. A principal vantagem deste acesso é permitir ao cirurgião uma visão ampla das estruturas do nariz. Assim, a “moldagem”do novo nariz é mais fácil. Outra vantagem da técnica aberta é a possibilidade de controle de eventuais sangramentos através da cauterização. Por outro lado, a rinoplastia aberta tem um tempo cirúrgico maior, o inchaço pós operatório é mais acentuado, principalmente na ponta do nariz e é necessário uma cicatriz externa, a cicatriz na columela.

Rinoplastia fechadaRinoplastia Fechada: Nessa técnica não existe cicatriz externa na columela. A cirurgia é realizada através das narinas. Ainda, como a cirurgia é menos extensa do ponto de vista de dissecção o tempo de inchaço é menor e portanto, a recuperação é mais rápida. Porém , a rinoplastia fechada é tecnicamente mais difícil, exige mais do cirurgião, limita o campo visual das estruturas nasais e ainda dificulta a moldagem da ponta do nariz.

A escolha da técnica cirúrgica é baseada na experiência do cirurgião e na análise prévia das queixas e achados clínicos do paciente.

Cuidados pós rinoplastia

No pós operatório da cirurgia de nariz é comum um inchaço na face e ainda a presença de manchas roxas ao redor dos olhos, principalmente nos casos em que é realizado a fratura do nariz. Para melhorar o quadro é recomendado dormir com a cabeceira elevada e realizar sessões de compressas frias na face.
Deve-se atentar a proteção solar, já que as machas roxas, com a ação da luz solar pode levar a formação de olheiras. Portanto, é recomendado o uso de protetor solar e chapéu até o desaparecimento das manchas roxas. Não é aconselhado usar óculos por 1 mês após a cirurgia.
Em algumas técnicas de rinoplastia é necessário usar um tampão nasal, que tem como função impedir a formação de bridas nasais. O tampão nasal deve permanecer no máximo 2 dias. Atualmente já existe no mercado modelos de tampão nasal que permitem a respiração do paciente.
Para proteger o nariz e reduzir o inchaço pós operatório, é utilizado um curativo com plástico termomoldável. Antigamente, utilizava–se um gesso, hoje o curativo com plástico é mais prático.
O resultado definitivo da cirurgia deve ser esperado entre 6 meses a um ano de pós operatório.

 

 

Ficou com dúvidas sobre Rinoplastia? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro:



WhatsApp Chame no WhatsApp!