Devido sua popularidade, ao longo dos anos ela vem apresentando uma série de mudanças técnicas com o objetivo de aumentar a segurança e reduzir o período de recuperação. Em 2006 foi aprovado pelo FDA (FOOD and Drugs Administration), o primeiro laser para auxiliar a lipoaspiração. O objetivo do uso do laser é facilitar a remoção de gordura, reduzir o trauma cirúrgico e abreviar o período de recuperação.
Como funciona a lipo a laser?
Todo laser na verdade é uma luz. A luz se movimenta no espaço na forma de ondas. Assim, de acordo com o comprimento dessa onda, a luz pode ser absorvida por uma determinada estrutura. Um exemplo muito comum no uso do laser na medicina estética é a depilação a laser. Esse método permite a eliminação apenas dos pêlos, sem comprometer a pele. Isso acontece pois o comprimento da onda é específico para ter ação nos pêlos. É dessa forma que a lipo a laser funciona. O comprimento da onda do laser utilizado na lipoaspiração provoca a destruição das células de gordura (lipólise), coagulação dos pequenos vasos sanguíneos e reorganização da derme reticular.
Vantagens da lipo a laser
O processo de remoção da gordura na lipo a laser é menos traumático. Na lipo convencional, a remoção da gordura é feita pela quebra do tecido adiposo com a cânula, enquanto que na lipo a laser a quebra das células de gordura é feita por ação do laser. Como a lipólise é menos traumática, o pós operatório é menos dolorido e, desse modo, a recuperação é mais rápida, permitindo que se retorne mais rápido as atividades diárias.
Além de promover a destruição das células de gordura, o laser provoca a coagulação de pequenos vasos sanguíneos, diminuindo o sangramento e reduzindo o aparecimento de manchas roxas (equimoses).
A ação do laser na derme reticular (camada profunda da pele) estimula a produção de colágeno, processo denominado neocolagênese. O aumento de colágeno melhora a qualidade da pele e promove uma retração cutânea, prevenindo, ou ainda, tratando a flacidez de pele.
Como é feita a cirurgia?
O procedimento pode ser feito com anestesia local, anestesia peridural ou anestesia geral. O tipo de anestesia depende da extensão da cirurgia e da região que será tratada.
A primeira etapa da cirurgia consiste na infiltração de uma solução anestésica contendo adrenalina na região que será lipoaspirada. A função da solução é diminuir o sangramento, reduzir a dor pós operatória e facilitar a ação do laser.
Em seguida, com auxílio de uma fibra com menos de 1mm de diâmetro o laser é aplicado na região a ser lipoaspirada. O tempo de aplicação e a intensidade da energia liberada variam de região para região. O laser irá provocar a lipólise (destruição da gordura), coagulação dos pequenos vasos sanguíneos e irá estimular a produção de colágeno pela derme reticular.
A última etapa é a aspiração do óleo decorrente da lipólise. Após a aplicação do laser, a gordura é “derretida” e se transforma em um óleo, que é aspirado.
Cuidados pós operatórios da lipo a laser
Após a cirurgia é recomendado o uso de uma malha compressiva na região operada. O tempo de uso da malha é em média 4 a 6 semanas. Associado é recomendado sessões de drenagem linfática para ajudar na redução do inchaço.
Embora seja menos freqüente que a lipoaspiração convencional, a lipo a laser pode levar ao aparecimento de manchas roxas. A exposição solar somente poderá ser feita após o desaparecimento de todas as manchas.
Após 7 a 14 dias pode-se retornar as atividades físicas, iniciando numa intensidade menor e aumentando gradativamente.
Resultados
O resultado final da cirurgia é com 6 meses de pós operatório. No entanto, após 3 semanas de cirurgia já se observam resultados. A ação do laser na pele inicia–se com 3 semanas e promove a remodelação cutânea até 3 meses de pós operatório.