A aplicação de Botox é um dos procedimentos estéticos mais realizados nos consultórios. Por ser um tratamento ambulatorial, ou seja, não há necessidade de internação, e por não exigir um período de repouso, faz com que este procedimento se torne muito comum atualmente.
A toxina botulínica é utilizada em várias áreas da medicina, desde situações de doenças neurológicas como espasmos musculares e enxaqueca, até casos urológicos, como casos de perda urinária. Porém, o uso mais popular do Botox é para fins estéticos, ou seja, tratamento de rugas faciais.
O mecanismo de ação do Botox é provocar uma paralisia muscular, pois bloqueia de maneira temporária a comunicação entre o nervo e o músculo . Desse modo, promove a melhora de rugas de expressão. Os locais utilizados para a aplicação de Botox são a testa (região frontal) , a região periorbital e a região glabelar (entre as sobrancelhas).
Embora seja um procedimento simples, a aplicação deve ser feita por médico especialista para que sejam identificadas situações em que está contra indicada a aplicação.
Quais as contra indicações da aplicação de Botox?
- Durante a gestação e aleitamento materno;
- Pacientes que apresentam doenças neuromusculares;
- Pacientes que apresentam alergia a toxina botulínica;
- Indivíduos em uso de antibióticos;
- Pessoas que apresentam algum quadro de infecção ou inflamação na região de aplicação.
Como é realizada a aplicação da toxina botulínica?
O primeiro passo é aplicar sobre a região que será tratada um creme anestésico local para que se reduza a dor das injeções.
Após, são realizadas injeções com uma agulha de insulina em pontos estratégicos para que ocorra a paralisação da musculatura da mímica facial e consequentemente atenuação das rugas.
Os resultados começam a aparecer em 3 dias após as injeções e o resultado final se completa em 21 dias após as aplicações.
A duração dos efeitos da toxina botulínica variam de acordo com vários fatores como sexo e grau de intensidade das rugas. No entanto, o período médio de duração é de 4 a 6 meses.
Os cuidados após a aplicação são simples e não há necessidade do paciente se afastar de suas atividades laborativas. Após a aplicação recomenda-se:
- Evitar deitar–se por um período de 4 horas;
- Não praticar atividade física por 5 horas;
- Não passar nenhum creme no rosto por 12 horas;
- Não massagear a região da aplicação da toxina por 12 horas;
- Caso apareçam manchas roxas (equimoses), deve-se evitar a exposição solar.
Podem ocorrer complicações?
A aplicação do Botox pode levar ao aparecimento de manchas roxas nos locais das injeções, sendo mais susceptível em indivíduos em uso de aspirina, anti-inflamatórios não hormonais e outros medicamentos que diminuem a capacidade de coagulação do organismo, como a warfarina.
Reações alérgicas a são raras, no entanto a alergia ao medicamento é uma complicação relatada. Outra complicação que pode ocorrer é a difusão do medicamento, ou seja, a toxina botulínica pode se espalhar e causar a paralisação de grupos musculares não planejados.
Ficou com dúvidas sobre Botox? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro: